Organize com as crianças - confira o que a criança pode fazer na sua faixa etária
Nós mães somos âncoras para nossas famílias e precisamos fazer de tudo para transmitir paz e harmonia. Entretanto, muitas vezes, queremos dar conta de tudo sozinhas e aí nos sobrecarregamos, ficamos mais cansadas e estressadas e a paz da família fica comprometida.
Independente do momento em que estamos vivendo, todos em casa devem ter papéis e responsabilidades. Sendo assim, devemos atribuir às crianças pequenas cooperações, conforme sua idade. Isso poderá ajudar na rotina da casa, mas irá, principalmente, mostrar à criança que sua participação é importante, contribuindo para seu crescimento pessoal.
É necessário explicar para as crianças sobre as coisas que elas já são capazes de fazer sozinhas ou com auxílio e, juntos, fazer uma lista de tarefas, atribuindo o nome do responsável por cumprir cada uma. É importante que a criança se identifique nessa lista, o simples fato de colocar o nome da criança (mesmo que ela não saiba ler ainda) faz toda diferença, por isso, a importância de ser feito juntos.
Neste momento de pandemia, como todos estão em casa, recomendo que criem um momento que todos realizam as tarefas juntos, assim a criança vai entender na prática o que está acontecendo e como a participação dela é importante.
Exemplo: das 8h às 8h30 da manhã, momento de dar uma geral na casa para começarem o dia bem: todos arrumam suas camas, a criança também pode retirar as coisas da mesa enquanto a mamãe está a lavando a louça do café da manhã e o papai está retirando o lixo. Percebam que nesse exemplo, durante um mesmo período, cada um tem suas atribuições e dividem as tarefas. Importante: Não esqueçam de tentar tornar o momento prazeroso e divertido, vocês podem colocar uma música, criarem um “grito de guerra” para começar, enfim, usem a imaginação!
Não existe idade certa para a criança começar a ajudar nas tarefas doméstica, entretanto, vou deixar aqui algumas sugestões do que as crianças podem fazer em cada faixa etária.
No começo é importante termos muita paciência e ajustar nossas expectativas! A implementação não acontece de modo instantâneo, vai requerer persistência e disciplina para ir despertando o interesse na criança.
Lembre-se: valorize o esforço e não simplesmente o resultado e, quando houver acidentes/erros, não julgue e tente não se alterar, simplesmente questione sobre as formas de solução. Isso será um estímulo para que eles se sintam mais confiantes e continuem ajudando.
O mais importante, além de estarmos contribuindo para o desenvolvimento motor e cognitivo da criança, é que estaremos criando adultos melhores, educados, com responsabilidades e valores!
Por Rosângela Jacomin | Personal Organizer | Especialista em organização infantil