Login

Primeira vez por aqui? Cadastre-se

Dicas de iluminação para quarto infantil

10/09/2021

Dicas de iluminação para quarto infantil

Confira dicas de iluminação para quarto infantil elaboradas por especialista na área.

A iluminação dos ambientes, de uma forma geral, tem grande importância, pois ajuda a transmitir sensações, seja ela de relaxamento ou alerta, auxilia na realização das atividades, valoriza a decoração e ainda é capaz de trazer sensação de bem-estar.

As crianças utilizam os quartos infantis para uma série de atividades além de dormir: brincar, estudar, vestir-se, ler, relaxar… e para cada atividade existe uma iluminação ideal, por isso é tão importante que o projeto de iluminação seja pensado especificamente para cada quarto, cada layout.

Um projeto de luzes bem pensado pode fazer toda a diferença no resultado final do ambiente, por isso vamos lhe ajudar a realizar essa etapa com sucesso:

Dicas de como projetar a iluminação do quarto do bebê

  • LUZ PRINCIPAL
    Procure dispor um ou mais pontos de luz centralizados no ambiente com a função de clarear o espaço como um todo. Pode usar um lustre ou um plafon, alguns spots, ou mesmo uma iluminação indireta (embutida em sancas). Opte por lâmpadas que não tenham foco fechado, podendo assim distribuir mais a luz pelo ambiente e a temperatura da lâmpada deve ser branco quente (aprox. 2.700k). O uso de dimmer é uma ótima opção para a luz principal, permitindo o controle da intensidade de luz.
  • LUZ APOIO
    Para auxiliar nas atividades como vestir-se, ler e estudar é fundamental a luz de apoio. Disponha pontos de luz nos locais dessas atividades. Alguns exemplos são spots alinhados ao armário, luminárias sobre a bancada de estudos e pendentes ou arandelas no canto de leitura. Aqui pode-se usar lâmpadas de foco direcionado na cor branco quente – apenas a bancada de estudos pode receber lâmpada na tonalidade neutra (4.200k).
  • LUZ DECORATIVA
    Tem a função de valorizar elementos de destaque- seja uma parede, um quadro, um elemento arquitetônico (uma estante, por exemplo) ou objetos decorativos. Aqui o tipo de luminária e lâmpada podem variar bastante, desde uma iluminação linear embutida no gesso (destacando uma parede) até spots com focos fechados e direcionáveis. Use a cor branco quente para as lâmpadas. DICA: escolha um ou outro ponto de destaque, não exagere para não poluir visualmente.

A imagem abaixo mostra um bom exemplo de projeto de iluminação: Os spots no teto tem função de Luz Principal; os pendentes são a Luz de Apoio para a bancada do trocador; o cordão de luz é uma iluminação Decorativa; e a Arandela Cílios, na cabeceira da cama, tem função de Luz de Apoio (auxilia na leitura), Luz Decorativa, com seu design lúdico e pode também ser a luz Noturna usando seu dimmer na potência mínima.

Destaque para Arandelas

Arandelas são indispensáveis nos quartos infantis, especialmente quando, através de seu design, imprimirem um ar lúdico e cheio de charme.

Elas podem exercer a função de Luz de Apoio, iluminando o canto de leitura, geralmente ao lado da cama; Luz Decorativa, destacando um papel de parede, por exemplo; Luz Noturna, quando dimerizadas na intensidade mínima de luz.
As arandelas da Cadô Design, com seu design lúdico, são ainda um divertido elemento decorativo. Existem na opção “caixa de passagem” e “plug para tomada”, ou seja, quando o posicionamento da arandela é previsto durante o projeto, a instalação é feita diretamente na caixinha de passagem, chumbada na parede; mas quando isso não ocorre, basta ligar a arandela com plug direto na tomada.

Confira os modelos de Arandelas da Cadô Design neste link.

Vale lembrar que, muitas vezes há a necessidade de uma luz noturna para quarto infantil, para que o ambiente não fique totalmente no escuro, evitando assim que a criança ou o bebe não se assustem ao acordar no meio da noite. Pode-se usar uma luzinha simples de tomada ou uma arandela dimerizável na potência mínima. É importante que essa luz seja realmente de baixa potência para não interferir na qualidade do sono.

Com essas dicas, esperamos contribuir para o projeto de iluminação para quarto do seu pequeno, ajudando a criar um ambiente funcional, bonito e aconchegante.

 

Autora: Isabela Figueiró Martini, arquiteta pós graduada em Lighting Design pela KTH, Suécia, e sócia da Cadô Design ❤️.

Voltar para Notícias

A melhor plataforma de e-commerce para criar sua loja virtual. Monte a sua agora