A importância da organização na primeira infância
A organização é algo que precisamos para a vida.
Sem organização ficamos perdidos, frustrados, inseguros e pior transmitimos tudo isso para nossas crianças.
As crianças são inteligentes, observadoras e reagem de acordo com o veem e aprendem, portanto, enquanto pais e mães precisamos prestar atenção na mensagem, mesmo que indireta, que estamos transmitindo para a criança.
Não é fácil, não somos perfeitos, mas, por outro lado existem muitas coisas que podemos trabalhar no nosso dia a dia para melhorar nossa vida e a vida das crianças.
Imaginem essa situação:
“Hora de ir para escola, seus filhos têm entre 4 e 8 anos de idade e, independente do horário em que estudam, algumas atividades precisam acontecer em qualquer casa: tomar banho, escovar os dentes, colocar o uniforme, se alimentarem, preparar o lanche, dentre outras coisas.... percebam quantas tarefas precisamos executar antes que a ação de ir para a escola aconteça??
Neste momento, começa a confusão:
Eu poderia ficar aqui listando muuuitas situações e, eu tenho certeza que você se identificou com algumas situações que relatei acima, o fato é, diante de todas essas situações sua vida provavelmente está bem difícil.
Mas, não se desespere.... tenho uma ótima notícia, esse cenário pode melhorar por meio da organização.
Existem alguns passos que eu vou contar aqui, para que vocês possam introduzir a organização na vida das crianças logo na primeira infância.
Por que falo da primeira infância??
Pois é na primeira infância que a criança está na sua melhor fase de descobertas e aprendizados e, é nesta fase que estimulamos o desenvolvimento de hábitos, o raciocínio, a contribuição e atenção.
Ahhh, então quer dizer que depois dos 7 / 8 anos a criança não aprende mais, não é isso, pelo contrário, sempre é tempo de aprender e ensinar, apenas precisaremos ter um pouco mais de paciência para que novos hábitos sejam incorporados.
Então, vamos aos passos:
Passo 1- Defina a sua rotina
Escreva como é a sua rotina, pense nas atividades recorrentes que você precisa fazer durante os dias e escreva, mencione e determine o tempo gasto para realizar cada uma delas.
O conhecimento é o fator mais importante quando falamos de rotina. Muitas pessoas, constroem rotinas e não conseguem cumprir pelo simples fato de subestimarem o tempo.
Passo 2- Desenhe / Defina junto com a sua criança a rotina dele (a).
Importante que a criança participe desse momento de criação da rotina, pois é neste momento que você conseguirá o comprometimento delas.
Quando falamos de rotina para crianças não adianta apenas escrevermos, até porque muitas crianças pequenas não conseguem ler. Minha sugestão é que além de fazer a rotina junto com a criança, você faça de uma forma lúdica com pinturas, desenhos e colagens.
A rotina na vida das crianças representa previsibilidade, segurança e organização. Quando ela sabe o que vai acontecer durante o dia, a ansiedade é eliminada sendo possível trabalhar a confiança e autonomia.
Passo 3 – Valide e o entendimento de todos em relação ao que tem que ser feito.
Quando realizamos uma escuta ativa, temos a oportunidade de ajustar o que não está dando certo e, dessa forma, ir melhorando o dia a dia para todos.
Passo 4- Delegue algumas atividades e atribua responsabilidades de acordo com a idade dos seus filhos (as).
Muitas vezes queremos poupar as crianças das tarefas domésticas e este talvez seja um dos maiores erros dos pais. As crianças podem e devem contribuir com algumas atividades de casa. Atividades simples como: colocar a mesa, retirar o prato, dobrar o pijama, colocar os sapatos no lugar, guardar os brinquedos, devem ser ensinadas e “cobradas” diariamente, até que se torne um hábito e eles começarão a fazer isso espontaneamente.
Passo 5 – Aceite que nem tudo sairá perfeito
Muitas vezes as mães criam uma expectativa muito alta em relação a um determinado comportamento do filho e aí, quando esse nível não é alcançado, chega a frustação. Importante saber dosar, entender que são crianças, que tudo tem seu tempo e que o aperfeiçoamento vem da prática.
A organização é necessária para somar e para deixar o dia-a-dia mais leve e mais tranquilo.
Por meio da organização, podemos criar momentos de conexão e ajudar nossos filhos(as) a desenvolverem habilidades motoras e emocionais que os ajudarão em todo o processo de aprendizagem.
Meu nome é Rosângela Jacomin, Personal Organizer, especialista em Organização Infantil, certificada pela OZ.
Sou mãe do Davi e da Luísa, sou formada em Análise de Sistemas, com MBA Executivo em Gestão de Negócios, trabalhei durante 19 anos no mundo corporativo mas, a minha verdadeira paixão e missão está na organização.
Durante todo tempo que trabalhei no mercado corporativo sempre fui muito organizada. Depois de me tornar mãe percebi que essa característica tão natural em mim foi o que me ajudou a não enlouquecer. Trabalhando fora o dia todo, acumulando funções de mãe, esposa, filha, amiga, companheira, dona de casa, estudante e profissional.... Enfim tantos papéis que desempenhamos ao mesmo tempo, percebi que a organização não é uma opção.... Mas, no meu caso a organização faz parte da minha essência, então tive apenas que realizar alguns ajustes na minha rotina para dar conta de tudo.
Entretanto, conversando com muitas outras pessoas percebi que o dom da organização não é um dom natural, foi ai que decidi me profissionalizar para ajudar mulheres e mães que precisam organizar suas rotinas para terem mais tempo de qualidade com seus filhos, marido, familiares e amigos, mais produtividade em sua vida profissional e mais felicidade no seu dia a dia.
Hoje, além da organização residencial, faço também um trabalho muito personalizado de consultoria online ou presencial, além de workshops e palestras.
Por Rosângela Jacomin | Personal Organizer | Especialista em organização infantil